terça-feira, 4 de junho de 2013

A Semana da Leitura em Ermera



Todo o tempo que se dedica à leitura é sempre um rentabilizar de saberes e “aprender a aprender”. O gosto pela leitura adquire-se…e é com as leituras que se aprende mais e melhor.


A Escola de Referência de Ermera-Centro de Formação, programou e executou a SEMANA DA LEITURA.


Todas as turmas desta escola participaram de forma ativa nas diferentes atividades. Houve um aproximar da escola com as famílias, com a comunidade educativa, com outras escolas…as atividades foram deveras interessantes e foi notório o interesse demonstrado por todos os intervenientes.


Os alunos da “Pré” ouviram contar histórias por familiares, fizeram dramatizações para os colegas, ouviram ler os mais crescidos. 


As turmas receberam na sala de aula colegas e familiares e também visitaram as outras salas e o espaço biblioteca para diferentes atividades e sempre relacionadas com o livro, a leitura e o apreender da importância dos saberes que o livro encerra. Uma das turmas do Pré escolar recebeu na escola alunos de um Jardim de Infância da localidade.




Os alunos do 1º Ciclo, à semelhança dos mais pequenos, também fizeram dramatizações de histórias, receberam nas salas de aula pais ou familiares, deslocaram-se ao espaço da biblioteca para as diversas atividades programadas pelos docentes, fizeram leituras dos diferentes géneros literários e houve um intercâmbio muito positivo entre todas as turmas.


Uma das turmas do 3º ano fez um intercâmbio com a Escola 10 de Abril, com as turmas de 9º ano. Havia um brilho imenso nos olhares…uma atenção ímpar a tudo o que se lia e fazia, tanto que nos foi pedido dar continuidade a esta atividade e assim será.
Fez-se de tudo um pouco, a satisfação era notória…



Todas as atividades foram de encontro ao pretendido, fazer da leitura um hábito…transformar a leitura no prazer de ler para aprender.

Filomena Luís, responsável pela Biblioteca da ER de Ermera

Sem comentários:

Enviar um comentário